Renda Extra na Internet: Dropshipping
Introdução
O dropshipping é uma forma de comércio eletrônico em que um varejista (você) não mantém mercadorias em estoque.
Na verdade você cuida da venda (divulgação, processo de compra, etc.), mas quem enviará o produto a seu cliente é o seu fornecedor.
Você atua como intermediário.
A parte mais importante de iniciar qualquer tipo de negócio on-line, inclusive o dropshipping, é escolher o produto certo para vender.
O Que é o Dropshipping?
O dropshipping é uma forma de vender produtos que você não tem realmente em estoque, mas sim que serão entregues ao cliente por outra empresa (seu fornecedor). Você não tem que se preocupar com estoque ou entrega porque o fornecedor trata de tudo isso para você.
Isto significa que, em vez de investir dinheiro na compra dos produtos você mesmo (e depois armazená-los), você pode simplesmente se concentrar no marketing e na promoção de seu negócio.
Qualquer um pode começar a trabalhar com dropshipping, encontrando fornecedores e criando lojas virtuais on-line.
Este guia o ajudará a aprender como funciona e como começar com seu próprio negócio de dropshipping!
Passos Importantes Antes de Iniciar um Negócio de Dropshipping
Antes de iniciar um negócio de dropshipping, você deve levar em conta o seguinte:
Qual Será Seu Nicho?
Seu sucesso dependerá de sua audiência. Então determinar seu nicho é muito importante.
Você não vai vender alpiste se seus leitores não tem aves, ou vai?
Sobre determinar seu nicho, aconselho que você leia o artigo “Marketing de Afiliados: Escolhendo Nichos e Produtos“.
Como Encontrar um Bom Fornecedor de Dropshipping
Definido seu nicho e produtos, o próximo passo é selecionar seus fornecedores.
Como já vimos, você atuará como intermediário, e seu lucro virá da diferença entre o que seu fornecedor cobrar em relação ao valor que seu cliente estará disposta a pagar.
Então bons fornecedores (confiáveis, com menores custos e prazo de entrega) são a chave.
Normalmente seus fornecedores serão asiáticos, que hoje dominam a produção dos mais variados produtos de varejo, e normalmente possuem os melhores preços.
Você os encontrará em sites como:
Por exemplo: Digamos que eu queira vender sapatos on-line como parte do meu negócio de dropshipping. Em vez de comprar eu mesmo centenas ou milhares de pares, eu simplesmente encontraria um ou dois fornecedores que já vendem sapatos on-line e me certificaria de que eles possam atender aos pedidos dentro de 48 horas (ou menos).
Atentem para o prazo de entrega final. Entregas superiores a 30 (trinta) dias podem lhe custar muitas vendas (e clientes também).
Depois de todos os meus esforços de marketing compensarem e as pessoas começarem a comprar sapatos de mim regularmente – continuarei fazendo pedidos com esses fornecedores a cada poucos dias – e voilá! Meu negócio de dropshipping está em pleno funcionamento!
Escolhendo um Domínio
O nome de domínio tem que ser cativante e fácil de lembrar. Se as pessoas não conseguirem se lembrar de seu nome de domínio depois de vê-lo uma ou duas vezes, elas não poderão encontrar seu website novamente quando quiserem fazer outra compra.
Montando Sua Estratégia de Marketing/Divulgação
Este passo é o passo que considero mais importante. Você precisa de uma excelente estratégia de divulgação. Você precisar ter uma audiência consolidada.
Há várias ferramentas para tal, tais como:
Crie uma campanha de e-mail marketing para seus usuários/clientes que estejam interessados em ouvir sobre suas ofertas e promoções comerciais de dropshipping!
Você pode usar o Mailchimp para enviar e-mails automáticos que contenham conteúdo como: mensagens de boas-vindas (quando alguém se registrar), atualizações de produtos (quando há um novo lançamento), notificações de vendas e descontos, etc…
Você também pode criar um blog, e postar com consistência sobre seu nicho. Com o tempo você montará um público fiel que poderá direcionar para seu negócio de dropshipping.
Use tráfego pago. Aprenda SEO.
Use e abuse de suas redes sociais.
Enfim, há inúmeras formas de marketing on-line. Estude, pesquise cursos consagrados. Aprenda e aplique os métodos de criação de audiência.
Lançando Sua Loja On-Line
Agora é hora de lançar sua loja on-line. Não necessariamente um site de comércio eletrônico. Você pode vender para seus seguidores nas suas redes sociais.
Você também pode utilizar plataformas como a Shopify.
Conclusão
O dropshipping é uma forma interessante e cada vez mais popular de se fazer negócios on-line.
O dropshipping é uma forma de administrar seu negócio de comércio eletrônico vendendo produtos sem ter que comprar ou armazenar estoque. Em outras palavras, você não mantém nenhum dos produtos que está vendendo em sua posse. Em vez disso, quando um pedido chega para um desses itens, você o compra de um fornecedor terceirizado e o envia diretamente para o cliente.
Este método de venda de produtos existe há muitos anos, mas só recentemente vimos sua popularidade aumentar devido em parte ao surgimento de plataformas de comércio eletrônico como a Shopify, que fazem com que o início de uma loja on-line seja feito com pouco esforço de sua parte!
Ao utilizar a plataforma Shopify, você pode começar rápida e facilmente sem nenhum investimento inicial ou custos de estoque.
Gostou? Quer saber um pouco mais? Leia “Como Fazer Dropshipping com a Shopify“.