Renda Extra na Internet: Comércio Eletrônico

Renda Extra na Internet: Comércio Eletrônico

Introdução

Hoje em dia, todos estão tentando obter uma renda extra na Internet. É uma ótima maneira de ganhar dinheiro e isso pode ser feito de qualquer lugar do mundo, bastando apenas que você tenha uma conexão com a Internet. Se você quer se aventurar ou é novo no comércio eletrônico, então este artigo lhe mostrará como começar a fazer negócios on-line.

Renda Extra na Internet: Comércio Eletrônico

O Que é o Comércio Eletrônico?

O comércio eletrônico é um tipo de negócio que vende produtos ou serviços através da Internet. Inclui tanto transações business-to-business (B2B) quanto business-to-consumer (B2C). O comércio eletrônico é uma indústria que não para de crescer, mas como tudo, demanda estudo e planejamento.

Como Começar no Comércio Eletrônico?

Selecione um Nicho para sua Loja Online

Ao começar com sua loja on-line, é importante selecionar um nicho pelo qual você seja apaixonado. Você precisa ser capaz de falar do coração sobre o que é que torna seu produto diferente de outros produtos similares no mercado.

Idealmente, esta paixão pelo que você está fazendo também se traduzirá em um forte desejo de construir uma marca em torno deste nicho que vai além do comércio em si.

Se existem concorrentes, e como eles tiveram sucesso na venda online de seus próprios produtos.

Finalmente (e o mais importante): Você deve pensar ao escolher um nicho é se há ou não um público lá fora que estaria interessado em comprar estes produtos.

Considere se há ou não pessoas dispostas a gastarem seu dinheiro comprando esses produtos on-line.

Certifique-se de que o que as pessoas querem pode realmente se transformar em lucro para você.

Pense nesses pontos antes de dedicar tempo e recursos à construção de sua loja virtual. Eles definirão seu sucesso, ou não, no ramo do comércio eletrônico.

Escolha uma Plataforma de Comércio Eletrônico

Para começar, você precisará escolher uma plataforma de comércio eletrônico.

Há diferentes opções disponíveis, incluindo Shopify e BigCommerce (Mercado Americano). Ambas as plataformas podem ser usadas gratuitamente, mas também há versões premium que permitem recursos mais avançados.

Você também pode escolher entre uma série de outras plataformas, como o WordPress/WooCommerce ou o Magento. Cada plataforma tem seus próprios prós e contras, dependendo de suas necessidades. Faça algumas pesquisas antes de decidir qual delas é a mais adequada para você!

Depois de escolher uma plataforma, você precisará montar sua loja. A configuração varia de acordo com a plataforma; há guias disponíveis em cada site com instruções passo a passo que devem ajudá-lo a passar por ela com facilidade.

Contrate um Serviço de Hospedagem para seu Site

Hospedagem é o espaço na Internet onde seu site é armazenado. É o que permite que seu site seja visto por outros, por isso é importante que você escolha um bom host. A hospedagem é relativamente barata e também necessária para qualquer negócio de comércio eletrônico:

  • Certifique-se de que seu provedor de hospedagem oferece backups automáticos de todos os seus dados para que, se algo acontecer de errado com seu site, eles tenham uma cópia pronta à mão.
  • Use certificados SSL; isto dá aos usuários mais confiança em visitar e comprar de sites porque eles sabem que seus dados serão criptografados durante a transmissão (e assim protegidos).

Configure os Meios de Pagamento para seu Site

Há várias maneiras de aceitar o pagamento em seu website. Você pode usar um processador de pagamento como o PayPal, que não exige que você construa um software por conta própria. Há também a opção de aceitar pagamentos por cartão de débito e/ou crédito usando um serviços da própria administradora.

Se você quiser facilitar aos clientes o pagamento com seu Apple Watch, eles precisarão de um cartão compatível com o Apple Pay antes de poderem comprar qualquer coisa de seu site usando este método de pagamento.

O mesmo se aplica aos usuários Android que têm o Google Pay.

Resumindo

  • Escolha um bom nome de domínio para seu site.
  • Escolha um bom provedor de hospedagem, de preferência um que ofereça largura de banda ilimitada, espaço em disco, etc. Também é importante que a empresa ofereça suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, caso você precise de ajuda com qualquer coisa técnica ou comercial relacionada a sua loja de comércio eletrônico.
  • Escolha uma boa plataforma de comércio eletrônico como WooCommerce, Shopify e Magento entre outros

MUITO IMPORTANTE: Promova seu negócio e direcione tráfego para seu site

  1. Determine seu nicho. MUITO IMPORTANTE. O artigo “Marketing de Afiliados: Escolhendo Nichos e Produtos“, apesar de voltado para o Marketing de Afiliados, pode lhe dar boas ideias.
  2. Use um construtor de sites para criar seu site.
  3. Use um serviço de hospedagem de sites para hospedar seu site.
  4. Use um processador de pagamento para aceitar pagamentos.
  5. Promova seu negócio e dirija o tráfego para seu site. MUITO IMPORTANTE.
  6. Use as mídias sociais, e-mail marketing e outras técnicas de marketing on-line para promover seu site. MUITO IMPORTANTE.
  7. Use uma ferramenta de análise do site para medir seu progresso.

Dropshipping

Se você é um empreendedor e quer iniciar um negócio on-line, o dropshipping é um ótimo caminho a seguir. O dropshipping é um modelo de negócio onde o varejista (você) não mantém os produtos em estoque, mas transfere os pedidos do cliente e os detalhes de envio para um atacadista, que então envia os produtos diretamente para o cliente.

No dropshipping, você faz dinheiro com a diferença do custo cobrado pelo fornecedor e o valor pago por seus clientes.

Em “Como Fazer Dropshipping com a Shopify” você encontrará maiores detalhes desta modalidade de comércio eletrônico.

Quase lá…

Há muito dinheiro a ser feito na Internet, mas você realmente tem que saber o que está fazendo se quiser que ele funcione para você.

Você precisará fazer algumas pesquisas e elaborar um plano antes de começar. Não vai ser fácil, e não vai acontecer da noite para o dia.

Se seu objetivo é obter renda extra on-line, então é importante que você esteja disposto e apto a trabalhar duro para esse fim.

Você também terá que estar disposto a aprender novas habilidades quando necessário, assim como falhar mais de uma vez ao longo do caminho – na verdade, a maioria das pessoas falha muitas vezes antes de conseguir iniciar um negócio on-line (ou qualquer outro tipo).

Se você está falando sério sobre ganhar dinheiro on-line com sites de comércio eletrônico, então estas duas dicas devem ajudar a dar alguma clareza sobre a melhor maneira de começar:

  • Comece pesquisando cuidadosamente os sites de comércio eletrônico existentes, como eBay, Mercado Livre e Amazon. Compreenda como eles funcionam para poder ter uma ideia de como sites similares poderiam operar de forma lucrativa; e
  • Considere o uso de modelos pré-construídos oferecidos pelo WordPress/WooCommerce ou o Magento.

Conclusão

Se você está procurando uma maneira de ganhar dinheiro on-line, o comércio eletrônico pode ser a resposta. Requer muito trabalho e dedicação, mas se é algo que lhe interessa, então há maneiras de fazer isso. Tudo começa com a escolha de um nicho e a busca de produtos que se encaixem dentro desse nicho. Depois vem o design e o lançamento de seu website, além de promovê-lo para que outros também saibam sobre ele!

Boas Vendas!

 

Comente este artigo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.