Como Fazer Dropshipping com a Shopify: Você sabia que não precisa perder tempo e dinheiro com um estoque físico de produtos? O custo de aquisição e manutenção de um estoque físico de produtos já é o suficiente para assustar muitos empreendedores do e-commerce – especialmente aqueles que estão começando. O que muitos não sabem, no entanto, é que é possível abrir um e-commerce que trabalhe exclusivamente com o modelo de dropshipping. Neste artigo vamos ver como a Shopify fornece uma plataforma completa para dropshipping. Veremos também o uso de outros sites como o Mercado Livre, o AliExpress e o eBay.
O que é Dropshipping?
Podemos traduzir livremente dropshipping como “estoque na fonte”, isto é, o processo de venda de mercadorias e produtos no qual o revendedor não mantém os estoque físico. Ele oferta e comercializa produtos que estão no estoque do fornecedor. Logo, quando uma venda é realizada, ou seja, o cliente completou o pedido de compra, o revendedor solicita e paga a mercadoria ao fornecedor. O fornecedor então fará todo o processo de embalagem e envio diretamente ao cliente final. Em outras palavras, o revendedor atua como um mero intermediário. O lucro com esse processo vem da diferença de preço entre o valor que você divulga na sua loja online e o que o seu parceiro dropshipping cobra.
Notem que apesar da dispensa de trabalho com estoques, há muito a ser cuidado e trabalhado, como, por exemplo, o marketing e a fidelização de clientes.
Vantagens do Dropshipping
- Menos despesas operacionais: em teoria, basta um site para começar.
- Sem necessidade de depósito: sem estoque = sem local parta armazenar mercadorias e produtos = menos custos.
- Expansão flexível: seu negócio se expande de acordo com performance.
- Independência de local: sua loja virtual pode ser operada de qualquer lugar do mundo.
- Baixo risco: você não precisa de contratos de exclusividade com seus fornecedores.
Desvantagens do Dropshipping
- Margem baixa: normalmente a diferença entre o que seu fornecedor cobra e você vende (margem de lucro) é pequena.
- Menos controle: você tem menor controle em verificar a qualidade do produto, bem como garantir bom andamento do envio.
- Alto investimento em marketing: não necessariamente investimento financeiro, mas você precisa de uma estratégia de marketing robusta e de qualidade.
- Muita concorrência: existe muita concorrência no dropshipping porque qualquer pessoa pode fazê-lo. Você precisa encontrar um bom nicho e produto(s), e, claro, se dedicar e trabalhar.
O que é a Shopify?
A Shopify é uma plataforma de e-commerce que permite empreendedores e lojistas e construam e anunciem em uma loja virtual. Você não precisa ter experiência técnica, pois a Shopify supre exatamente esta lacuna, por ser uma plataforma intuitiva e bastante simples.
Em outras palavras, a Shopify possibilita que você gerencie de maneira otimizada a sua loja virtual e garanta os melhores resultados para o seu negócio. Você não precisa se preocupar com os diversos detalhes técnicos que um comércio eletrônico exige pois a Shopify lhe fornece todas essas ferramentas.
Você já deve ter percebido que a Shopify é uma plataforma de e-commerce, isto é, você pode criar uma loja virtual e vender seu próprios produtos, sem se preocupar com os aspectos técnicos. Mas é o dropshipping? A resposta a essa pergunta é o que veremos a seguir.
Vantagens da Shopify
- Fácil usabilidade: Você não precisa se preocupar com a parte técnica da gestão da loja virtual.
- Design responsivo: Qualidade garantida do seu site tanto na versão para desktop, como para os dispositivos móveis e smartphones.
- Economia de tempo: Fora as questões de ordem técnica, a Shopify facilita a gestão de produtos e estoque da sua loja virtual.
Desvantagens da Shopify
- Baixo desempenho de SEO (Search Engine Optimization)
- Os nomes de domínio não são incluídos em nenhum dos pacotes disponíveis.
- Não oferece a opção de se montar uma multilíngue.
Dropshipping com a Shopify
Se você deseja criar uma loja na Shopify para fazer dropshipping, você primeiro precisa determinar quais serão seus fornecedores (estamos imaginando aqui que você já tem seu nicho e produto(s) definidos). A Shopify possui uma parceria que lhe ajuda nisso, o Oberlo.
Oberlo
O Oberlo é um aplicativo para ajudar os profissionais de dropshipping, que Oberlo trabalha única e exclusivamente com o Shopify, logo, para utilizar o Oberlo você precisará de uma conta da Shopify.
A plataforma Oberlo possui uma configuração rápida e descomplicada. Basta navegar por ela e importar os produtos disponíveis em seu painel de controle.
Escolhendo os seus Fornecedores
No Oberlo você pode escolher trabalhar com três tipos de fornecedores:
AliExpress: o gigante virtual chinês. Seu catálogo de produtos é imenso, então você pode vender praticamente tudo, mas lembre-se que você precisa alinhar a escolha dos produtos a sua estratégia de divulgação, pois você precisa atingir um público que não é atendido diretamente pelo AliExpress. Por que uma pessoa vai comprar de você mais caro ao invés de pagar mais barato diretamente no AliExpress? Aí que entre sua estratégia de marketing e divulgação. Por último, preste atenção a qualidade dos produtos, os prazos de frete e o suporte pós venda, pois podem variar bastante.
Fornecedores do Oberlo: também têm uma grande quantidade de produtos, além de as suas licenças comerciais serem controladas pelo Oberlo. Normalmente o suporte está disponível em inglês e entregam no mundo inteiro.
Fornecedores verificados: fornecedores de alta qualidade que, melhor do que na categoria anterior, têm seus depósitos inspecionados pelo Oberlo. 95% dos pedidos são entregues a tempo e a taxa de reclamação é mínima (menos de 2%).
Note aqui que tanto o Oberlo como o Shopify são soluções pagas, ou seja, você precisará escolher entre um dos planos oferecidos por cada uma das plataformas, e desembolsar um valor mensalmente. A boa notícia é que ambas oferecem uma plano grátis para testes, normalmente 14 dias, o que pode não ser suficiente para você entender como seu projeto se desenvolverá.
Passo a Passo Para Montar sua Loja de Dropshipping no Shopify
Defina seu nicho: Determine em qual nicho você irá atuar. Os três nichos mais populares são: saúde/emagrecimento/bem estar; dinheiro/investimentos/negócios; e relacionamentos/sexualidade).
Escolha seu(s) produto(s): Note aqui que normalmente estaremos tratando de produtos físicos.
Escolha um nome para sua loja: Escolha um nome alinhado com seu nicho e produto(s); Seja criativo e não complique as coisas, o nome de sua loja deve remeter ao seu nicho/produto. Escolha um nome memorável.
Crie sua conta na Shopify: Otimize as configurações. Informe seus dados de pagamento. Estabeleça as políticas internas da loja. Revise o design. Pronto, agora basta colocar sua loja online.
Inclua os produtos na sua loja: Instale o aplicativo Oberlo no seu computador ou smartphone. Importe os produtos escolhidos.
Inicie sua estratégia de marketing: É importante que você tenha em mente que sua loja dificilmente atrairá um tráfego muito alto durante os primeiros dias ou semanas. Invista tudo o que puder nas campanhas de marketing.
Pronto. Nada fácil, mas neste ponto você tem sua loja pronta na Shopify e o modelo de dropshipping implementado. Parabéns!
Está gostando? Vamos então um pouco mais além.
Dropshipping em Outras Plataformas
O dropshipping é uma conceito amplo, logo não está ligado a nenhuma plataforma ou ferramenta específica.
Você não precisa do Shopify ou mesmo do Oberlo. Você pode montar sua loja online, por exemplo, com soluções como OsCommerce, Magento ou WooCommerce.
A escolha de fornecedores pode ser feita de inúmeras maneirais, desde sites como AliExpress, eBay, Gearbest ou mesmo o Mercado Livre. Ou até mesmo de lojas e fornecedores de sua cidade ou região.
O importante é você entender o conceito de dropshipping, que é basicamente a venda sem possuir estoques, a intermediação entre o cliente final e o fornecedor do produto ou mercadoria.
Note que a imagem na construção da venda é a sua, a da sua loja, portanto é muito importante que você entenda e tenha o controle sobre:
- a qualidade do produto;
- o prazo de entrega; e
- o suporte pós venda (garantia).
No mais, nada mais é do que você atuar como divulgador, por isso a importância de sua estratégia de marketing.
Conclusão
O dropshipping é uma forma interessante de você empreender online. Sua grande vantagem é o fato de você não ter que lidar com estoque físico/próprio. Na outra ponta, você tem margens pequenas e muita concorrência.
Não é uma tarefa fácil: Você não vai ficar rico de uma hora para outra.
Cuidado com os depoimentos de você lê e assiste na internet. O YouTube está repleto de vídeos que vendem a falsa ideia que você ganhará rios de dinheiro. Dificilmente as pessoas divulgam o que gastaram com marketing e sobre as iniciativas que deram errado.
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